terça-feira, 7 de maio de 2019

A DIFERENÇA ENTRE SEMI JOIA E BIJU FAZ TODA A DIFERENÇA...


É corriqueira a ideia de que semi joia é mais caro do que biju e que não sendo de fato uma joia, vale a pena pagar menos por uma bijuteria! 

Será mesmo?!!

Você sabe quais são as diferenças entre uma semi joia e uma biju? 
Entende porque a semi joia está mais para uma joia do que para uma biju? 

Esse post vai explicar a questão de forma definitiva e te dar melhor condição ao avaliar se vale a pena pagar mais por uma semi joia do que pagar menos por uma biju!

Para começar, numa primeira olhada, as semi joias e as bijus podem ser muito parecidas no brilho, na tendência de moda que seguem, no estilo e ate mesmo no designer.

Acontece que as diferenças estão em camadas abaixo da peça, que não estamos vendo, escondidas mesmo. Mas são elas, as tais camadas que tornam uma semi joia bem diferente de uma bijuteria.

É comum encontrar o níquel, um metal branco bastante resistente nas bijus, por suas propriedades de resistência e por cobrir bem as imperfeições das peças. Mas desde os anos 90, pesquisas começaram a mostrar que esse metal era responsável por grande parte das alergias que surgiam na pele, assim esse metal não é mais indicado para a fabricação de acessórios como bijus. Mas apesar de ter sido proibido seu uso em vários países, o níquel continua por aí, e , isso explica a continuidade de processos alérgicos de pele e dermatites de contato.

E isso já mostra uma primeira e importante diferença entre semi joias e bijus. As semi joias não possuem níquel em sua fabricação, e , por isso, são antialérgicas.

Mas voltando a falar nas oito camadas trabalhadas para dar a semi joia durabilidade, brilho, qualidade e conforto ao ser usada, vamos entender uma a uma.

Este processo de conferir à semi joia brilho, proteção, qualidade e durabilidade chama-se Galvanoplastia.

A confecção da semi joia se dá da seguinte maneira:
1.O latão é o metal base, que estrutura a semi joia, por ser mais maleável. 
2. O cobre alcalino, elimina as imperfeições da peça, deixando-a mais lisinha.
3.O cobre ácido vai garantir a dureza da peça, nivelar a superfície e dar brilho. 
4.O paládio, um metal nobre e antialérgico que substitui o níquel, é resistente a corrosão.
5.Agora entra uma camada que se chama pré ouro e é responsável por proteger a peça de contaminações, promovendo uma melhor aderência a camada de ouro que vai cobrir toda a peça.
6.O ouro que é depositado sobre a peça contado em milésimos vai dar à semi joia a qualidade bem aproximada de uma joia. As melhores fabricantes dão 20 milésimos de banho de ouro em colares, 5 milésimos em brincos e 10 milésimos em pulseiras e anéis.
7.Ainda há uma camada de ouro que vai igualar a tonalidade de todas as peças, conferindo um mesmo padrão de cor.
8.Um verniz final vai cobrir toda a peça para garantir o brilho com uma camada transparente. 

Todo esse processo garante às semi joias uma durabilidade no banho de um ano no mínimo. Bem diferente das bijus que vão ficando gastas e opacas com poucas semanas de uso. 

Mas há certos cuidados que precisam ser tomados para que as semi joias permaneçam sempre bonitas e esse assunto, nós vamos tratar em outro post. 

Você pode aplicar u produto em especial que é BB, bom e barato para deixar sua semi joia linda e nós falamos sobre isso no post "A mágica da limpeza nas semi joias"...

 Esse processo de banho nas semi joias pode ser repetido depois de um ano, o que vai deixar sua peça nova em folha!

Os custos cobrados, depois de um ano, período normal nas garantias de banhos bons, é calculado pelo peso da peça, sempre inferior ao valor pago ao ser comprada. Isso significa que vale sim a pena a compra de uma semi joia, pelo seu custo e benefício.

Uma joia tem durabilidade mas é muito cara, e se está sempre sujeita a roubos. Outro detalhe importante é que quase sempre ao tentar revender uma joia se ganha muito menos do que se pagou, o que não ha torna um investimento de bom retorno financeiro. 

Uma biju não terá vida longa por mais bem feita que tenha sido feita e ainda há o risco de causar alergias em função do níquel presente em quase todas em função de seu baixo custo. 

Já uma semi joia, por passar por todo processo descrito acima, vai ter vida longa, beleza, qualidade e durabilidade, por um preço infinitamente mais baixo que o de uma joia e pouca coisa a mais que o preço de uma biju...

Pense nisso, ao comprar uma semi joia!





Nenhum comentário:

Postar um comentário