quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O impulso humano na busca do Bem e do Belo

O ser humano potencialmente carrega dentro de si o Belo e o Bem. Tanto no campo das manifestações estéticas, como nas suas buscas e questões filosóficas. Mas é principalmente no aspecto moral, que o indivíduo caminha entre acertos e desacertos na construção de si mesmo, sempre aspirando e desejando o melhor. 
Mesmo que ainda viva longe desses ideais, suspira inconscientemente por eles . 
Se afasta-se desses anseios naturais, é quase sempre por escolhas pautadas em valores transitórios e momentâneos. É circunstancial ligar-se ao feio e ao mal. Muitas vezes por não saber como alcançar o Belo e o Bem, é que ele se arroja moralmente em buscas opostas. Mas o homem está fadado através dos tempos e das variadíssimas experiências que vive e sempre viverá, ao progresso, evolução e a felicidade. Caminho árduo e difícil, que se faz lenta e gradualmente, mas que todos nós trilharemos um dia...Cada um em seu próprio tempo, em seu despertar espiritual.
Assim na história humana a busca pelo Belo vem se refletindo de muitos modos e maneiras diversas, pautadas nas diferentes expressões culturais e históricas. 
Na estética, os adornos e enfeites serviram como identidade e registro dessa busca . 
Na pré-história o homem que ensaiava seus primeiros passos de forma empírica já se enfeitava com pedras, ossos e conchas trabalhados de forma rude e tosca. Os enfeites simbolizavam muitas vezes poder e conquista. Na histórica caminhada humana, o ouro surge como objeto de beleza e cobiça.
A ligação desses enfeites e adornos acontecia muitas vezes de forma mística e velada para a maioria e de forma mais significativa para poucos iniciados, que percebiam e sentiam a energia emanada de colares, pulseiras e anéis. Os Egípcios enxergavam símbolos em quase tudo, e graças a isso, muito do que foi essa civilização foi preservado culturalmente. Escaravelhos representavam a Criação e o Sol. O Olho do deus Horos para eles, era a proteção garantida contra as influências maléficas de entidades malfazejas.
Uma pesquisa mais profunda certamente mostrará essa busca nos adereços e joias pautadas no Belo na estética, de forma particular e curiosa a cada povo e cada tempo.
Assim, o Blogger Damselfly dedica esse espaço a manifestações estéticas representadas por semi jóias leves e delicadas. Estas semi joias foram inspiradas na suavidade e beleza das Libélulas, mais uma, entre as incontáveis obras de Deus, nosso Pai, Arquiteto do Universo, Força Criadora incansável e Permanente.
Um pequeno registro é feito na primeira postagem deste Blog, onde situo emocionalmente o Nome DAMSELFLY. 
Se a curiosidade cutucar, basta escorregar o cursor até lá... Blogger: Damselfly - semi jóias leves e delicadas.
Valeu pessoal!




Nenhum comentário:

Postar um comentário